A busca dos brasileiros por medicamentos para tratar a saúde mental aumentou, segundo levantamento da epharma, uma das principais healthtechs do país. A venda de medicamentos para doenças mentais cresceu 88,4 por cento em 2023, entre os beneficiários do pbm, programa utilizado nas farmácias para oferecer medicamentos mais baratos à população. Os medicamentos para tratar a depressão foram os que apresentaram maior evolução de venda no período, com crescimento de 73,34 por cento. Em seguida estão medicamentos para ansiedade e síndrome do pânico. Atualmente, as doenças mentais têm sido um dos principais desafios da área da saúde. Para o psicólogo wendel de oliveira, é importante falar mais sobre o assunto, principalmente na idade adulta.
No mundo adulto, falta bastante conversa sobre isso, na verdade. Todo mundo tem que ser muito bom o tempo todo, tem que ser 100% em tudo, tem que ser 100% no trabalho, na família, na academia, na escola. Temos que falar mais sobre isso, temos que nos permitir sofrer quando é preciso, reconhecer que o sofrimento faz parte e que precisa ser sentido. E quando eu reconheço que está algum coisa ruim, que eu sinto isso. Isso é que eu desenvolvo estratégias para poder me livrar e manejar dessa situação.
De acordo com o levantamenro, os cinco medicamentos mais comercializados em 2023 foram escitalopram, sertralina, clonazepam, venlafaxina e fluoxetina.