A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nesta terça-feira (24) que, a partir de março, os boletos bancários vão poder ser pagos em qualquer banco mesmo após o ve
26/01/2017 11:48 em Novidades

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou que, a partir de março, os boletos bancários vão poder ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento. A mudança faz parte do novo sistema de liquidação e compensação bancária. De acordo com a federação, a novidade vai proporcionar mais segurança e comodidade aos consumidores.

A Febraban explicou que, além de o consumidor poder pagar o boleto vencido em qualquer banco ou correspondente não bancário, a Nova Plataforma vai permitir haver mais transparência em todo o processo, assegurando às empresas melhor gestão dos recebimentos, uma vez que as condições da operação negociadas com os consumidores serão preservadas. A federação informou também que o comprovante de pagamento vai ser mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

"A nova plataforma vai trazer benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade de pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados", declarou o diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria, que afirmou, ainda, que todos os boletos enviados aos consumidores devem conter necessariamente o nome e o CPF do pagador, como determina o Banco Central, além de data de vencimento e valor do pagamento e autorização do cliente para que enviem a cobrança à residência.

COMENTÁRIOS