O número de casos de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, está crescendo no país. Segundo o inca, são previstos mais de 45 mil casos ao ano. O oncologista Abraão Dornellas acredita que é importante se conscientizar sobre a prevenção e os fatores de risco deste câncer.
Sim esta é uma doença passível de prevenção e de para diagnóstico precoce. Os principais fatores de risco para o câncer colorretal são avançar da idade, especialmente a partir dos cinquenta anos, a história familiar para câncer, colo retal, estilo de vida com sedentarismo e alimentação. E os pacientes tem recomendação de rastrear o câncer colorretal. Existem diversas maneiras pra fazer o rastreamento, as duas principais são com sangue oculto nas fezes e com os exames endoscópicos. Sejam eles a reto ou a colonoscopia. Os exames endoscópicos são exames simples aonde são colocados uma pequena câmera dentro da luz do intestino para avaliar a parede do intestino. Esse exame é extremamente importante e recomendado a partir quarenta e cinco anos. Portanto, você que nos escuta, se tem quarenta e cinco anos ou mais, tem recomendação de realizar colonoscopia, de rastreamento. Esse exame é capaz de verificar a presença de lesões pré-malignas, os chamados pólipos. Que presentes devem ser retirados reduzindo assim o risco do desenvolvimento do câncer colorretal.
Neste março azul-marinho não deixe de se cuidar faça os exames regularmente e observe se houve alterações do hábito intestinal, intercalando intestino preso com diarreia, sangramento nas fezes ou desconforto na hora de ir ao banheiro.