Oito de março é um dia importante para lembrar a luta pelos direitos das mulheres. entre eles, o direito de trabalhar e ter sua independência. mas será que o mercado de trabalho apoia as mulheres, especialmente as mais velhas? foi pensando nisso que Lara Magalhães e Thati Bissoli criaram o coletivo 45+. ao analisar o tema, elas descobriram que quando se fala em envelhecimento, as mulheres ainda levam a pior.
Olha, quando se fala em envelhecimento, as mulheres ainda levam a pior. a pressão por uma aparência jovem, a invisibilidade social e os tabus em torno da menopausa são só alguns exemplos. e isso se reflete no mercado de trabalho, com dificuldades para recolocação, desigualdade salarial, falta de oportunidades de crescimento e até mesmo assédio.
Apesar dos desafios, Thati Bissoli destaca que existe um potencial enorme na geração 45 mais!
A população está envelhecendo, as empresas vão precisar se movimentar e a expectativa de vida das mulheres é até 8 vezes maior do que a dos homens. além disso, elas estão cada vez mais empreendendo. essa geração entre 45 e 55 anos que está no mercado de trabalho tem um papel muito decisivo para os próximos anos. é ela quem vai conseguir mostrar a importância da intergeracionalidade nas empresas, é essa geração que viveu as grandes revoluções tecnológicas e conseguiu se adaptar a todas elas. é assim que vamos virar o jogo.
Nesse dia internacional das mulheres, Lara Magalhães ressalta que é importante refletir sobre o papel das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho. Mas também é importante cuidar de outras áreas da vida.
Além da empregabilidade, a saúde é fundamental nessa fase da vida. é preciso entender as mudanças do corpo e adaptar-se a elas. alimentação, atividades físicas e atividades que estimulem a criatividade e aprendizado também precisam entrar na rotina. unir-se a outras mulheres 45+ é outra dica valiosa. a troca de experiências, a amizade e a companhia são bases fortes para envelhecer bem, combatendo a solidão, um dos desafios dessa fase da vida.
precisamos nos unir, seja pela luta, seja pela diversão.
O dia 8 de março foi instituído como dia internacional das mulheres pelas nações unidas em 1975. atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.