Por ano, quase oito mil novos casos de câncer infantojuvenil são diagnosticados no brasil. Neste cenário, a detecção precoce é a maior aliada, como explica o doutor Vicente Odone, diretor clínico do Itaci, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.
É óbvio que as medidas preventivas como higiene de ambiente físico, higiene dietética, etc. devem ser introduzidas precocemente, desde a mais tenra infância, mas os reflexos positivos de tudo isso vão se ver lá na frente, na idade adulta. No que tanche aquilo que ocorre dentro da faixa etária das crianças, o diagnóstico precoce é basicamente fundamental. E devemos lembrar que. Os casos de câncer em criança, na sua apresentação, via de rega, simulam situações pediátricas quando queiras. Daí é o papel dos dois grandes aliados para o tratamento do câncer que a criança tem. Um é a visita periódica ao pediatra que a acompanha, que deve acompanhá-la, e outro é sua mãe. A mãe, com sua atenção materna, sem redundância, é realmente o fator mais importante em perceber aquelas pequenas diferenças que podem significar muitas e muitas coisas, mas que se persistentes, que não tenham uma explicação tranquila, fácil, que não desaparecem, que podem sofrer alguma acentuação, coisas corriqueiras como febre, dores nas pernas, enfim, alguns ângulos que possam estar aumentados, tudo isso deve levar sem medo à procura ou à exclusão de um diagrama. Diagnóstico potencial de câncer é a melhor coisa que nós podemos estar fazendo para as nossas crianças.
O Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Preste atenção nas crianças ao seu redor e, ao sinal de qualquer suspeita, procure um pediatra.