Conciliar maternidade e trabalho é um dos grandes desafios das mães modernas. Para a psicanalista Sílvia oliveira, é sim possível uma mãe ser saudável e cuidar de si, apesar de todo o desdobramento que a função materna traz.
Um dos grandes desafios na maternidade moderna, eu diria que é conseguir conciliar o trabalho, o cuidado pessoal com saúde, cuidado com a atividade física, ter o seu momento social e cuidar dessa função materna que exige tanto de quem se propõe a viver a função materna. E por ter essa demanda muito grande, acaba gerando culpa, ansiedade, medos. Será que eu estou fazendo certo? Será que o tempo que eu estou ficando ausente está sendo ruim? Será que o tempo que eu tenho está sendo um tempo de qualidade? E é nesse lugar onde geram-se muitos. Para mim ou para a gente. Na modernidade nós vemos a mulher alcançando novos patamares, né? A mulher hoje, ela não precisa deixar o seu trabalho, não precisa deixar os seus cuidados para fazer a função materna. É sim possível uma mãe ser saudável e cuidar de si, apesar de todo o desdobramento que a função materna traz. Ser mãe é um desafio. Mas ser mãe não precisa fazer com que essa mulher esqueça que ela é mulher. Que ela, tendo os seus cuidados, ela se torna melhor ainda em todas as funções que ela cumpri, principalmente como mãe.
Sílvia também reforça que é fundamental a mãe ter um tempo para si pois esse é um passo importante para que o papel de mãe seja completo.