Março é um mês importante para a saúde da mulher. A campanha março lilás aborda a prevenção e combate ao câncer de colo de útero, que é um dos tipos mais incidentes entre as mulheres, especialmente nas regiões norte e nordeste do país. Mas você sabe como prevenir esse câncer? O doutor Abraão Dornellas, do instituto vencer o câncer, explica.
Para prevenir o câncer de colo de útero, devemos indicar a vacinação contra o HPV. Lembrando que a vacinação contra o HPV está disponível na rede pública para meninos e meninas e deve ser estimulada, porque pode prevenir o envolvimento desse tumor. Um outro ponto muito importante é a realização do exame de Páplano Colau, que também está disponível na rede pública e que é um. Um exame importante para a detecção precoce de alterações pré-cancerígenas que podem pegar numa fase muito inicial e aumentar as chances de não desenvolver um câncer de colo de útero ou diagnosticar precocemente um câncer de colo de útero e aumentar assim as chances de cura.
Agora, além da vacina e do exame preventivo, o ministério da saúde anunciou a incorporação ao sus de um teste inovador para detecção de hpv em mulheres. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero. Assim, o diagnóstico pode ser antecipado em até 10 anos. Nesse março lilás, não deixe de se cuidar!