O governo anunciou que vai acabar com saque aniversário do fgts, criado no governo passado. O anúncio foi feito pelo ministro do trabalho e emprego, luiz marinho, durante o lançamento do fgts digital, uma plataforma que promete ajudar as empresas no pagamento do fundo. O saque aniversário é uma modalidade que permite o trabalhador sacar parte do fundo de garantia no mês do aniversário. Porém, quem adere ao saque não pode retirar todo o valor do fgts em caso de demissão. O ministro luiz marinho reforçou que a pasta já estuda um projeto para acabar com a modalidade.
Uma solução que pode substituir o crédito barato do saque aniversário será o consignado para o setor privado. para isso, o trabalhador deverá acessar a plataforma do fgts digital, lançada pelo governo. O fundo de garantia por tempo de serviço foi criado em 1966 e é considerado uma das principais políticas públicas para desempregados. A procuradora-geral da fazenda nacional, anelize de almeida, destaca a importância do fundo.
O fgts digital, lançado pelo governo, será uma nova forma de recolhimento do fundo. O objetivo é facilitar e simplificar a vida dos empregadores utilizando informações do esocial como base de dados. Segundo o ministério do trabalho, o fgts digital começa a funcionar já nesta sexta-feira, dia primeiro de março.