Publicado em 13/02/2024 - 08:00 Por História Hoje - Brasília
Muita cor, muita música. É terça-feira gorda. É terça de Carnaval. Para alguns cristãos, é o último dia de “carne vale”. É a despedida da carne antes do início do jejum da quaresma. Mas há registros de que esses festejos estejam ligados a uma homenagem ao deus grego Dionisio no século VI antes de Cristo. Pinturas da Grécia mostram desfiles, pessoas mascaradas e danças para o deus do vinho e das festas.
Com a chegada da Era Cristã, essas festividades consideradas pagãs foram substituídas ou associadas a novas tradições. O Papa São Gregório Magno, no século VI depois de Cristo, teria sido responsável por estabelecer o domingo de Carnaval.
Certo é que a festa está presente em várias partes do mundo. No Brasil, o carnaval chegou durante o período colonial e se transformou em uma referência mundial. Com marchinhas, samba, frevo, axé, maracatu e tantos outros ritmos, a festa brasileira atrai multidões e turistas de todas as partes do mundo.
Em Nice, na França, o Carnaval costuma ter um tema diferente todos os anos. Carros alegóricos são cercados pelos foliões. Na virada de terça-feira para Quarta de Cinzas, o boneco do Rei do Carnaval é queimado e o céu ganha o brilho de fogos de artifício.
Em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, da Espanha, as fantasias são luxuosas com desfiles nas ruas, blocos satíricos e concursos de Rainhas. A festa entrou para o Livro dos Recordes em 1987 por reunir o maior número de pessoas ao ar livre para assistir a um show.
Em Campeche, no México, a terça-feira é marcada por muita cor. As pessoas pintam umas às outras nas ruas e chegam a ficar banhadas de tinta. A tradição conhecida como “pintadera” encerra as celebrações do Carnaval.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Dilson Santa Fé
Edição: Bianca Paiva
Publicação Web: Renata Batista