Publicado em 13/02/2024 - 10:30 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
A quarta-feira de Cinzas é o início de um tempo de reflexão para os católicos. É quando começa a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, principal celebração para os cristãos. E também quando é lançada a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
2024 marca os 60 anos da Campanha da Fraternidade e o tema este ano foi inspirado na Ecíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, em que ele fala da importância da amizade social, aquela que nasce a partir do amor ao próximo e nos incentiva a buscar o melhor da vida, sem exclusões e com fraternidade.
Ao todo, serão cinco semanas de mobilização terminando, no dia 24 de março – Domingo de Ramos – com a Coleta Nacional da Solidariedade. A ideia, nesse período, é reunir a comunidade em ações e atividades de ajuda ao próximo. Uma rede de solidariedade em busca de uma mudança pessoal e das pessoas ao redor.
O lançamento oficial da campanha será na manhã desta quarta-feira (14), quando será exibido um vídeo com uma mensagem do Papa Francisco.